Poppy Day – O Dia da Memória

NÃO PODEMOS ESQUECER! LEST WE FORGET

Os alunos do 9.º ano desenvolveram um projeto multidisciplinar (Português, Inglês, História, EV e CD) que procurou estabelecer a relação entre o uso da papoila na lapela dos casacos (sobretudo nos países da Commonwealth) e o valor histórico do armistício.

Assim, para assinalar este dia, organizaram-se em vários grupos e visitaram algumas turmas de 5.º e 6.º ano, onde fizeram uma pequena apresentação evocativa do 104.º aniversário da assinatura do acordo que, a 11 de novembro de 1918, colocou um fim à I Guerra Mundial. Distribuíram papoilas pela comunidade educativa, lembrando que as mesmas foram as primeiras flores a nascer nos campos de batalha, após o armistício. O vermelho das pétalas simboliza o sangue dos que perderam a vida; o preto, o luto dos que perderam entes queridos; e o verde representa a esperança de um futuro próspero, nascido da destruição da guerra.

Os nossos alunos celebraram a paz, convictos que existe a possibilidade de nos entendermos e de não continuarmos a discutir com armas nos campos de batalha. Celebraram a memória do nosso passado como um ato de cidadania que constrói sociedades democráticas e participativas. Esta mensagem torna-se ainda mais pertinente e gritante, atendendo ao conflito armado que hoje vivemos em território europeu e para o qual é urgente procurar caminhos rumo à paz e ao diálogo.