A Promoção e Educação para a Saúde (PES) visa o desenvolvimento de competências das crianças e dos jovens, permitindo-lhes confrontarem-se positivamente consigo próprios, construir um projeto de vida e serem capazes de fazer escolhas individuais, conscientes e responsáveis.
A promoção da educação para a saúde na escola tem, também, como missão criar ambientes facilitadores dessas escolhas e estimular o espírito crítico para o exercício de uma cidadania ativa.

O projeto de Educação para os valores (PEV) tem como objetivo tornar a intervenção pedagógica, intencionalmente educativa na promoção de valores e ética no âmbito do Desporto Escolar e da disciplina de Educação Física.
Visa promover um desporto justo, verdadeiro, leal, limpo, respeitador, honesto, responsável e solidário.
Para o efeito o PEV integrará um conjunto de iniciativas/ações, promotoras dos valores da ética, do fair play e da integridade, a serem desenvolvidas durante o período de 2024-2027, no Agrupamento de Escolas Luís de Sttau Monteiro, abrangendo toda a comunidade educativa e envolvente.

Consulte o site: Projeto de Educação para os Valores
Mais do que as palavras ficam as iniciativas dos alunos que dão expressão, cor e alma ao legado do nosso patrono. O Clube de Expressão Dramática com as suas dinâmicas potencia com singularidade a criatividade, trilhando novos caminhos e um olhar inovador perante a sociedade.
Assembleia Municipal dos Jovens de Loures 2024/2025
No ano letivo 2024/2025, o Agrupamento de Escolas Luís de Sttau Monteiro marcou, novamente, presença na Assembleia Municipal dos Jovens de Loures (AMJL). A edição deste ano letivo teve como tema “Eu, os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, a Solidariedade e o Meu Concelho”, alinhando-se com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável definidos pela ONU.
A AMJL é uma iniciativa da Assembleia Municipal de Loures, em colaboração com a Câmara Municipal de Loures e os estabelecimentos de ensino do concelho, tendo como objetivo incentivar os jovens a desenvolverem competências para serem cidadãos ativos e responsáveis. Ao longo do ano letivo, os alunos participaram em sessões preparatórias, debates e elaboração de propostas, culminando na apresentação das suas ideias no plenário da AMJL.
Os alunos do nosso agrupamento apresentaram propostas inovadoras e pertinentes, abordando temas como sustentabilidade ambiental, inclusão social e participação democrática. As suas intervenções foram enriquecedoras e evidenciaram o compromisso da comunidade escolar com os desafios atuais do concelho.
A AMJL 2024/2025 reforçou a importância da voz dos jovens na construção de políticas locais mais justas e representativas, proporcionando a estes um meio para expressarem as suas opiniões e contribuírem para o desenvolvimento do município.
Agradecemos a todos os alunos e professores envolvidos pelo empenho e dedicação demonstrados.
A Escola Eletrão é um projeto que tem por objetivo envolver a comunidade educativa e a comunidade em geral, no esforço da reciclagem, com a recolha de equipamentos elétricos e pilhas usadas e, desta forma, contribuir para o ambiente.
Entrega na escola as pilhas e pequenos equipamentos elétricos (telemóveis, computadores, carregadores, auscultadores, entre outros) que tens em casa.
Colabora!

É reconhecido que um efetivo sucesso escolar dos Alunos está intimamente associado ao estabelecimento de um bom ambiente de trabalho em sala de aula e também à promoção do bem-estar em todo o espaço escolar de modo a propiciar um relacionamento saudável entre todos os elementos da Comunidade Educativa.
O problema da indisciplina tem-se agravado progressivamente ao longo dos anos mas ainda assim com expressão pouco significativa face ao universo dos Alunos existentes quer na escola Sede quer a nível das Escolas do Agrupamento. No entanto, de ano para ano, os Alunos têm vindo a evidenciar maiores lacunas em termos das regras elementares do Saber Estar, desencadeando comportamentos potenciadores de situações de indisciplina, as quais comprometem as suas aprendizagens.
O projeto de Intervenção Disciplinar pretende, implementar um conjunto coordenado de ações a aplicar perante comportamentos que violem os deveres dos Alunos, baseada numa articulação permanente entre várias Estruturas Educativas. A eficácia dependerá do envolvimento efetivo de todos, a começar pelos próprios Alunos, mas também de Professores, Assistentes Operacionais, Encarregados de Educação e mesmo parceiros internos/externos que eventualmente sejam necessário mobilizar.
Para o efeito, definiram-se um conjunto de medidas – Propostas de Melhoria – que visam otimizar a disciplina na sala de aula e nos espaços comuns, melhorar a postura cívica no interior e nos espaços exteriores, aumentar a participação da comunidade educativa no clima de civismo e disciplina na escola e promover a coresponsabilização de todos no cumprimento das regras conducentes ao sucesso escolar dos nossos Alunos.
A Direção do Agrupamento
Projeto de Melhoria da Eficácia na Prevenção e Resolução de Situações de Indisciplina
Funciona na biblioteca da escola no Pavilhão A e visa dar resposta à necessidade de criar oportunidades de sucesso para os alunos, garantindo a aquisição, a consolidação e o desenvolvimento dos seus conhecimentos e capacidades, de acordo com os Programas e Metas do Ensino Básico.”
No âmbito do Projeto ERASMUS, durante a semana de 8 a 12 de abril, fomos visitados por duas professoras, que exercem funções nas Ilhas Canárias, no CEIP Veinte de Enero e que manifestaram interesse em desenvolver um jobshadowing, no nosso agrupamento.
O objetivo geral, consistiu em apoiar o desenvolvimento educativo, profissional e pessoal dos indivíduos nos domínios da educação, da formação e contribuindo assim, para o crescimento sustentável, o emprego de qualidade e a coesão social, bem como para impulsionar a inovação e reforçar a identidade europeia e a cidadania ativa.
Assim foi elaborado e delineado um programa que foi cumprido ao longo da semana, tendo como premissa os seguintes objetivos específicos:
· Promover a mobilidade individual e de grupo para fins de aprendizagem, assim como a cooperação, a qualidade, a inclusão e equidade, a excelência, a criatividade e a inovação a nível das organizações e das políticas no domínio do ensino e formação;
· Promover a mobilidade para fins de aprendizagem não formal e informal e a participação ativa, assim como a cooperação, a qualidade, a inclusão, a criatividade e a inovação a nível das organizações;
Deixamos algumas fotos tiradas durante esta semana de aprendizagem:

Um projeto da Fundação Vodafone Portugal, o Programa DigitALL é um aliado dos professores e alunos na oferta complementar da escola, funcionando como uma ferramenta de aprendizagem que promove o uso das novas tecnologias de forma criativa e colaborativa com as crianças dos 1.º e 2.º ciclos, tanto em contexto familiar como escolar.
O seu objetivo é promover a inclusão digital e capacitar as novas gerações para os desafios que as aguardam, utilizando atividades divertidas e interativas para desenvolver competências consideradas essenciais no século XXI.
O DigitALL baseia-se em quatro princípios: aprendizagem experiencial e colaborativa; desenvolvimento simultâneo de competências técnicas, sociais e comportamentais; modelo de aprendizagem híbrido; e utilização da tecnologia como meio de desenvolvimento.
No âmbito da oferta educativa/Oficina Digitall do Agrupamento de Escolas Luís de Sttau Monteiro, e em parceria com a Fundação Vodafone, os alunos desenvolveram alguns projetos, tendo o agrupamento de escolas, selecionado dois deles: um do primeiro e um outro do segundo ciclo. Estes, foram submetidos a concurso Nacional, “Desafio Skills Upload Jr. DigitALL | Aventuras na Internet em Segurança”, a criatividade e inovação destes trabalhos, impressionou o júri do concurso, tendo chegado à final nacional do dia 25 de fevereiro num evento que decorreu, nas instalações da Vodafone, no Parque das Nações, em Lisboa. O empenho foi premiado com um segundo lugar conquistado pelos alunos da E.B. de Fanhões e um terceiro lugar conquistado pela turma do 6.ºG da E.B Luís de Sttau Monteiro.
PARABÉNS A TODOS OS ENVOLVIDOS!

Soromenho, 2670-430 Loures
Portugal

