Projetos

A Promoção e Educação para a Saúde (PES) visa o desenvolvimento de competências das crianças e dos jovens, permitindo-lhes confrontarem-se positivamente consigo próprios, construir um projeto de vida e serem capazes de fazer escolhas individuais, conscientes e responsáveis.

A promoção da educação para a saúde na escola tem, também, como missão criar ambientes facilitadores dessas escolhas e estimular o espírito crítico para o exercício de uma cidadania ativa.

O projeto de educação para a promoção da saúde visa essencialmente:

a) Assegurar ações de promoção e educação para a saúde na população escolar;

b) Promover a articulação com diversas entidades que desenvolvam projetos neste âmbito.

Neste âmbito, a equipa da Educação para a Saúde é uma estrutura de conceção, implementação, acompanhamento e avaliação de projetos no âmbito da educação para a saúde.

Assim, as atividades dinamizadas no âmbito deste projeto visam desenvolver, em cada pessoa, competências que a habilitem a tomar decisões conscientes e informadas, fazer opções responsáveis e adotar estilos de vida saudáveis.

É com enorme satisfação que vimos divulgar a participação da nossa escola no Projeto Eco-Escolas.
O Eco-Escolas é um programa internacional da “Foundation for Environmental Education”, desenvolvido em Portugal desde 1996 pela ABAE (atualmente designada ABAAE – Associação Bandeira Azul de Ambiente e Educação).
Pretende encorajar ações e reconhecer o trabalho de qualidade desenvolvido pela escola, no âmbito da Educação Ambiental para a Sustentabilidade, no espaço escola e na comunidade local.
Este Projeto conta com o apoio de cada um de nós, Instituições da Comissão Nacional, o apoio do Município e da Junta Freguesia de Loures.
Contamos com a colaboração de todos!
Junta-te a nós e envia-nos as tuas propostas!

Os coordenadores:

Paulo Gonçalves
Sandrina Martins
Rosa Ramos

O projeto de Educação para os valores (PEV) tem como objetivo tornar a intervenção pedagógica, intencionalmente educativa na promoção de valores e ética no âmbito do Desporto Escolar e da disciplina de Educação Física.
Visa promover um desporto justo, verdadeiro, leal, limpo, respeitador, honesto, responsável e solidário.

Para o efeito o PEV integrará um conjunto de iniciativas/ações, promotoras dos valores da ética, do fair play e da integridade, a serem desenvolvidas durante o período de 2024-2027, no Agrupamento de Escolas Luís de Sttau Monteiro, abrangendo toda a comunidade educativa e envolvente.

Mais do que as palavras ficam as iniciativas dos alunos que dão expressão, cor e alma ao legado do nosso patrono. O Clube de Expressão Dramática com as suas dinâmicas potencia com singularidade a criatividade, trilhando novos caminhos e um olhar inovador perante a sociedade.

Assembleia Municipal dos Jovens de Loures 2024/2025

No ano letivo 2024/2025, o Agrupamento de Escolas Luís de Sttau Monteiro marcou, novamente, presença na Assembleia Municipal dos Jovens de Loures (AMJL). A edição deste ano letivo teve como tema “Eu, os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, a Solidariedade e o Meu Concelho”, alinhando-se com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável definidos pela ONU.

A AMJL é uma iniciativa da Assembleia Municipal de Loures, em colaboração com a Câmara Municipal de Loures e os estabelecimentos de ensino do concelho, tendo como objetivo incentivar os jovens a desenvolverem competências para serem cidadãos ativos e responsáveis. Ao longo do ano letivo, os alunos participaram em sessões preparatórias, debates e elaboração de propostas, culminando na apresentação das suas ideias no plenário da AMJL.

Os alunos do nosso agrupamento apresentaram propostas inovadoras e pertinentes, abordando temas como sustentabilidade ambiental, inclusão social e participação democrática. As suas intervenções foram enriquecedoras e evidenciaram o compromisso da comunidade escolar com os desafios atuais do concelho.

A AMJL 2024/2025 reforçou a importância da voz dos jovens na construção de políticas locais mais justas e representativas, proporcionando a estes um meio para expressarem as suas opiniões e contribuírem para o desenvolvimento do município.

Agradecemos a todos os alunos e professores envolvidos pelo empenho e dedicação demonstrados.

https://cm-loures.pt/media/pdf/PDF20240920110835134.pdf

A Escola Eletrão é um projeto que tem por objetivo envolver a comunidade educativa e a comunidade em geral, no esforço da reciclagem, com a recolha de equipamentos elétricos e pilhas usadas e, desta forma, contribuir para o ambiente.

Entrega na escola as pilhas e pequenos equipamentos elétricos (telemóveis, computadores, carregadores, auscultadores, entre outros) que tens em casa.

Colabora!

O agrupamento promoveu e implementou, no ano letivo 2019/2020, um Plano de Prevenção e Combate ao Bullying e ao Ciberbullying, assumindo práticas quotidianas de promoção da saúde e do bem-estar da comunidade educativa, pautadas pelos princípios da não violência, da inclusão e da não discriminação.

O Green Cork Escolas consiste num programa que aposta na parceria com a comunidade escolar, social e escutismo na promoção de iniciativas ambientais mais conscientes e responsáveis pela preservação e respeito à natureza. O programa Green Cork Escolas, visando a promoção da sustentabilidade, divulga a cortiça (material proveniente da casca do sobreiro, árvore abundante no sul de Portugal) como material totalmente reciclável e reutilizável. A recolha de rolhas de cortiça contribui para o financiamento de iniciativas de
reflorestação de árvores autóctones, entre elas o sobreiro (única árvore do mundo com cortiça – e é atualmente, uma espécie típica da região mediterrânica).

A educação é um importante meio para que estilos de vida humanos degradantes do ambiente possam ser modificados, de forma a contribuir para a sustentabilidade e para o bem-estar de toda a vida na Terra. O Green Cork Escolas compreende a educação como instrumento para mudar o mundo, pois contribui na formação de cidadãos críticos e ativos na sociedade a que pertencem, intervenientes com o meio de forma sustentável e respeitantes de todas as formas de vida.

Tendo em conta todos os objetivos da Green Cork Escolas, o Agrupamento de Escolas Luís de Sttau Monteiro comprometeu-se em:
Recolher rolhas de cortiça usadas
PRECISAMOS DA TUA AJUDA!

Faz a tua recolha individualmente ou em turma e entrega no Pavilhão A.

É reconhecido que um efetivo sucesso escolar dos Alunos está intimamente associado ao estabelecimento de um bom ambiente de trabalho em sala de aula e também à promoção do bem-estar em todo o espaço escolar de modo a propiciar um relacionamento saudável entre todos os elementos da Comunidade Educativa.

O problema da indisciplina tem-se agravado progressivamente ao longo dos anos mas ainda assim com expressão pouco significativa face ao universo dos Alunos existentes quer na escola Sede quer a nível das Escolas do Agrupamento. No entanto, de ano para ano, os Alunos têm vindo a evidenciar maiores lacunas em termos das regras elementares do Saber Estar, desencadeando comportamentos potenciadores de situações de indisciplina, as quais comprometem as suas aprendizagens.

O projeto de Intervenção Disciplinar pretende, implementar um conjunto coordenado de ações a aplicar perante comportamentos que violem os deveres dos Alunos, baseada numa articulação permanente entre várias Estruturas Educativas. A eficácia dependerá do envolvimento efetivo de todos, a começar pelos próprios Alunos, mas também de Professores, Assistentes Operacionais, Encarregados de Educação e mesmo parceiros internos/externos que eventualmente sejam necessário mobilizar.

Para o efeito, definiram-se um conjunto de medidas – Propostas de Melhoria – que visam otimizar a disciplina na sala de aula e nos espaços comuns, melhorar a postura cívica no interior e nos espaços exteriores, aumentar a participação da comunidade educativa no clima de civismo e disciplina na escola e promover a coresponsabilização de todos no cumprimento das regras conducentes ao sucesso escolar dos nossos Alunos.

A Direção do Agrupamento

5Ds alt Projeto de Melhoria da Eficácia na Prevenção e Resolução de Situações de Indisciplina  

Funciona na biblioteca da escola no Pavilhão A e visa dar resposta à necessidade de criar oportunidades de sucesso para os alunos, garantindo a aquisição, a consolidação e o desenvolvimento dos seus conhecimentos e capacidades, de acordo com os Programas e Metas do Ensino Básico.”

No âmbito do Projeto ERASMUS, durante a semana de 8 a 12 de abril, fomos visitados por duas professoras, que exercem funções nas Ilhas Canárias, no CEIP Veinte de Enero e que manifestaram interesse em desenvolver um jobshadowing, no nosso agrupamento.

O objetivo geral, consistiu em apoiar o desenvolvimento educativo, profissional e pessoal dos indivíduos nos domínios da educação, da formação e contribuindo assim, para o crescimento sustentável, o emprego de qualidade e a coesão social, bem como para impulsionar a inovação e reforçar a identidade europeia e a cidadania ativa.

 

Assim foi elaborado e delineado um programa que foi cumprido ao longo da semana, tendo como premissa os seguintes objetivos específicos:

 

· Promover a mobilidade individual e de grupo para fins de aprendizagem, assim como a cooperação, a qualidade, a inclusão e equidade, a excelência, a criatividade e a inovação a nível das organizações e das políticas no domínio do ensino e formação;

· Promover a mobilidade para fins de aprendizagem não formal e informal e a participação ativa, assim como a cooperação, a qualidade, a inclusão, a criatividade e a inovação a nível das organizações;

 

Deixamos algumas fotos tiradas durante esta semana de aprendizagem:

Um projeto da Fundação Vodafone Portugal, o Programa DigitALL é um aliado dos professores e alunos na oferta complementar da escola, funcionando como uma ferramenta de aprendizagem que promove o uso das novas tecnologias de forma criativa e colaborativa com as crianças dos 1.º e 2.º ciclos, tanto em contexto familiar como escolar.

O seu objetivo é promover a inclusão digital e capacitar as novas gerações para os desafios que as aguardam, utilizando atividades divertidas e interativas para desenvolver competências consideradas essenciais no século XXI.

O DigitALL baseia-se em quatro princípios: aprendizagem experiencial e colaborativa; desenvolvimento simultâneo de competências técnicas, sociais e comportamentais; modelo de aprendizagem híbrido; e utilização da tecnologia como meio de desenvolvimento.

No âmbito da oferta educativa/Oficina Digitall do Agrupamento de Escolas Luís de Sttau Monteiro, e em parceria com a Fundação Vodafone, os alunos desenvolveram alguns projetos, tendo o agrupamento de escolas, selecionado dois deles: um do primeiro e um outro do segundo ciclo. Estes, foram submetidos a concurso Nacional, “Desafio Skills Upload Jr. DigitALL | Aventuras na Internet em Segurança”, a criatividade e inovação destes trabalhos, impressionou o júri do concurso, tendo chegado à final nacional do dia 25 de fevereiro num evento que decorreu, nas instalações da Vodafone, no Parque das Nações, em Lisboa. O empenho foi premiado com um segundo lugar conquistado pelos alunos da E.B. de Fanhões e um terceiro lugar conquistado pela turma do 6.ºG da E.B Luís de Sttau Monteiro.

PARABÉNS A TODOS OS ENVOLVIDOS!

Este projeto tem como propósito envolver os nossos jovens numa prática social que parte de necessidades diagnosticadas no Agrupamento, permitindo que nele possam intervir, com os seus recursos e talentos pessoais.
As ações de voluntariado consistem no apoio aos docentes/educadores de infância em sala de aula nas EB1/JI do Agrupamento, ou a intervenção junto de alunos a frequentar uma das Unidades de Ensino Estruturado.
Localização
Rua Guilherme Henrique
Soromenho, 2670-430 Loures
Portugal
+351 219 838 330
“Aprendendo juntos
Seguimos em frente
Somando o diferente
De diversos mundos”
in Hino do Agrupamento